sexta-feira, 9 de setembro de 2011

10 Razões pelas quais usar o navegador Mozilla Firefox

O navegador que citamos neste artigo nos oferece as melhores combinações de características possíveis hoje em dia, como podem a navegação com guias ou o bloqueio de janelas emergentes, entre outras muitas possibilidades.

Firefox, na minha opinião, destaca sobre qualquer outro navegador por diferentes razões ou características que exponho a seguir:

1.- Navegar com guias

O navegador Mozilla Firefox facilita muito a navegação e com isso consegue que qualquer usuário se encontre cômodo em sua utilização rapidamente. Esta melhora se deve em parte à navegação com guias que encontramos em seu uso. Esta navegação com guias varia a maneira em que usamos Internet ao nos permitir abrir os links das diferentes páginas em "guias" em um segundo plano para logo vê-las quando estiverem preparadas.

Não nos vemos com confusas janelas novas, nem necessitamos menus contextuais, simplesmente mantemos apertado CTRL enquanto clicamos em um link. A navegação com guias é fundamental para o navegador Mozilla Firefox, o qual nos pode configurar que nossa página de início seja um grupo de guias e também se pode abrir uma pasta de marcadores inteira em guias. Esta peculiaridade do navegador, a qual abre o conteúdo da pasta de marcadores em guias, se denomina coloquialmente "abrir em guias".

2.- Bloqueia as janelas emergentes

Ao usar Mozilla Firefox, conseguimos parar os pop-ups que tanto molestam, para chegar a navegar de uma maneira mais amigável.

Existem bastantes sites que usam legitimamente janelas emergentes, o que este navegador faz é bloquear uma destas janelas, mostrando uma barra embaixo da barra de navegação, com um botão que nos oferece várias opções para configurar o bloqueio de pop-ups.

3.- Criar suas próprias barras de navegação

Firefox, permite criar novas barras de navegação a parte das que já dispõe, com opções adicionais que podem nos fazer economizar cliques e facilitam o acesso a funcionalidades muito utilizadas por cada um.

4.- Ótimos marcadores

Com Mozilla Firefox se facilita a tarefa de coordenar nossos marcadores com o administrador de marcadores, graças ao qual podemos criar pastas para acumular itens análogos. Também se podem anexar anotações particulares para lembrarmos porque marcamos um item em particular.

Existem numerosas opções de propriedades para a ordenação, como por nome, endereço, data da última visita, etc. Mozilla Firefox, ademais nos permite associar uma palavra-chave a qualquer marcador, e assim abri-lo simplesmente ao escrever a palavra-chave na barra de endereços do navegador. Também se podem abrir os marcadores em um painel lateral com CTRL+B.

5.- Maior rapidez para encontrar as coisas

Em geral, muito do tempo que passamos usando um navegador é empregado na busca de coisas. Com o Mozilla Firefox se dispõe de um acesso direto aos buscadores mais habituais, já que integra um campo de texto para buscar na própria barra de navegação. Podemos nos dirigir ao campo de busca clicando CTRL+K, introduzimos o que estamos buscando e apertamos Enter para buscar em Google, Yahoo, Wikipedia, etc.

6.- Dispor de uma melhor acessibilidade

Com Mozilla Firefox dispomos de um grande conjunto de "atalhos de teclado" que podemos utilizar. Por exemplo, com CTRL+L se enfoca rapidamente a barra de endereços. E ao clicar CTRL+K, a barra de busca. Para abrir uma guia nova, CTRL+T, com CTRL+S se salva a página atual, ou com CTRL+F4 se fecha uma guia e com CTRL+TAB se muda a guia ativa.

Por outro lado, os dados preenchidos em formulários web são recordados por Mozilla Firefox, para que buscar de novo algo, ou preenche coisas como seu nome ou endereço seja um processo simples.

7.- Privacidade simplificada

Sua privacidade é importante para nós. Com Mozilla Firefox torna-se mais simples encontrar a informação que o navegador salvou enquanto navegava, como as coisas que preencheu nos formulários, Cookies, arquivos que baixou, páginas que visitou (histórico), e coisas assim. Você também pode limpar facilmente qualquer destas coisas através do Painel Privacidade em Ferramentas, Opções. Existe uma combinação de teclas direta para limpar informação privada, com CTRL+SHIFT+SUPR .

8.- Gerenciamento de senhas

Mozilla Firefox também inclui um útil Administrador de senhas que preenche automaticamente os campos de nome de usuário/senha nos sites que requerem que se identifique. Em qualquer momento se podem apagar ou visualizar as senhas salvas, através de Ferramentas-opções-privacidade-senhas.

9.- Maior espaço para as páginas

Mozilla Firefox proporciona muito valor ao espaço disponível para as páginas, por isso tem mais espaço dedicado às páginas web que outros navegadores. E podemos obter inclusive mais espaço se reorganizamos o conteúdo das barras de ferramentas. Ademais, Firefox também nos oferece um modo de tela completa (Pressionar F11 para entrar/sair) que dá ainda mais de tela para a página web.

10.- Extensões melhoradas para desenvolvedores

Devemos terminar este artigo comentando que Firefox dispõe de muitas ajudas enfocadas aos desenvolvedores do web. Começando pela opção de "ver código fonte", que nos abre uma janela para ver o código de uma maneira muito mais clara, com diferentes cores. Com opções de busca de texto dentro do código muito úteis. Além disso, ao ver o código fonte, podemos apertar F5 para recarregá-lo, solicitando outra vez ao servidor a página. É como recarregar a web para ver mudanças, porém, vendo-os diretamente no código fonte.

Porém, o mais interessante sã as extensões de Firefox, que permitem ampliar o navegador com funcionalidades do mais variado, umas mais úteis do que outras. Existem muitas extensões que são muito úteis para os desenvolvedores do web. Tudo isso temos comentado em outros artigos de CriarWeb.com:

Extensões de Firefox úteis para desenvolvedores do web

Web Developer, extensão para Firefox

Conclusão sobre o uso de Firefox

Estamos diante um produto excepcional. Uma vez que nos acostumamos a manejar Firefox, se torna muito difícil voltar a utilizar outro navegador. O próprio Internet Explorer se inspirou muito Firefox para fazer sua nova atual versão (a 7).

eu vi no criarweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário